Seja Bem-vindo.

Vamos começar este blog, com um desafio neste começo de ano. Desenvolver um aprendizado de como montar um Blog com os professores do Colégio Nova Geração, para interagirem com os alunos de sua sala ou série. Vai servir para toda a galera que ainda não sabe como fazer o seu Blog.

De quebra aprenderemos como utilizar um metodo de aprendizagem diferente e que ja está sendo usado por milhares de educadores: a WEBQUEST.

Logo de início criei um espaço para meu blog dentro do meu próprio site.

Aqui vai o começo do desafio, espero que gostem.

Sabemos que quando se fala em tecnologia, ou tecnologia da informação e da comunicação na escola, vemos que essas ferramentas eletrônicas, apesar da grande valorização e importância que se dão a elas, não substituem os atores componentes desse processo de aprender e ensinar, mas elas fazem uma grande diferença conseguindo transformar o ambiente de aulas tradicionais.

Vamos fazer uma reflexão sobre essa relação sobre o professor/aluno/conteúdo/TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação).Através desse aprendizado, “Criar um Blog Super 10 de interação com meus alunos”, e tudo através da ferramenta WEBQUEST.

Vamos assistir este vídeo do Rafinha, alguns de vocês já assistiram mas vale a pena ver de novo.

Bem, essa situação de se saber como é o seu aluno hoje, nos dar uma idéia de quanto temos que trabalhar para acompanha-los. O quanto devemos conhecer um pouco mais das ferramentas que eles estão acostumados a lidar, temos que nos colocar pelo menos ao seu lado nos momentos de estudo e diversão na internet.

Vamos assistir ao vídeo da abertura do Campus Party Brasil 2009. Aconteceu 19 a 25 de janeiro no Centro de Convenções Imigrantes em São Paulo.

Abertura Campus Party 2009 com Banda Larga de 10 Giga.

 

2000 Barracas dos Campuseiros.

Os brasileiros são conhecidos e respeitados mundialmente pelo enorme talento com que se relacionam com as ferramentas e recursos da nova economia digital: somos os maiores usuários de Internet do planeta e também os maiores consumidores das social networks (comunidades como Orkut, MSN, My Space e 2nd Life). Bem, vocês podem imaginar o que temos pela frente.

Queria mostrar este vídeo sobre as Lan Hauses do programa Central da Periferia exibido no Fantástico com a Regina Casé.

 Toda essa demosntração de utilização da tecnologia e muitas outras é que deve nos movimentar para uma inclusão tecnologica. especialmente a da classe de educadores (professores).

Este é o começo dessa nossa jornada, simples mas de grande valia, acredito eu.

Professor/aluno/conteúdo/TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), pode começar com o aprendizado da utilização da WebQuest.

E o que é WebQuest?

O conceito de webquest foi criado em 1995, por Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califórnia, EUA, como proposta metodológica para usar a Internet de forma criativa.

Esse Dodge a define assim:

"Webquest é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet."

 Maria Aparecida Viana, coordenadora do Serviço de Informática Educacional, mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas, professora de Novas Tecnologia no Curso de Pós - Graduação da Fundação Jayme de Altavilla – FEJAL, escreveu sobre WebQuest de uma maneira espacial e vai nos ajudar nesta apresentação, fiz algumas modificações que achei nescessária e inclui mais dados do site do SENAC WebQuest, que já não está mais em uso.

Começando uma WebQuest

Navegar na Internet pode ser um processo de busca de informações valioso na construção do conhecimento, gerando um rico ambiente interativo facilitador e motivador de aprendizagem, bem como pode ser um dispersivo e inútil coletador de dados sem relevância que não agregam qualidade pedagógica ao uso da rede.

Uma WebQuest parte da definição de um tema e objetivos por parte do professor, uma pesquisa inicial oferecendo uma variedade de links selecionados acerca do assunto, para consulta orientada dos alunos. Estes devem ter uma tarefa, exeqüível e interessante, que norteie a pesquisa. Para o trabalho em grupos, os alunos devem assumir papéis diferentes, como o de especialistas, visando gerar trocas entre eles. Tanto o material inicial como os resultados devem ser publicados na Web, online.

Precisamos de um programinha (softwares ) para a criação de um WebQuest?

WebQuest não exige software específicos além dos utilizados comumente para navegar na rede, produzir páginas, textos e imagens. Isso faz com que seja muito fácil usar a capacidade instalada em cada escola, sem restrição de plataforma ou soluções, centrando a produção de WebQuests na metodologia pedagógica e na formação de docentes.

Quanto tempo?

Uma webquest pode ser definida como sendo de curto prazo (até uma semana) ou de longo prazo (de uma semana até um mês ou mais).

Com a WEBQUEST, trabalha-se em forma de projetos de pesquisa, utilizando a idéia de aprendizagem colaborativa. É um espaço na WEB que irá facilitar e enriquecer o uso da Internet por professores e alunos.

Mas Por que WebQuest?

Uma das preocupações que tem nos despertado tem sido a baixa qualidade dos trabalhos dos alunos, principalmente no que se referem às pesquisas realizadas na Internet, pesquisas são realizadas desprovidas de apoio e suporte dos educadores, onde a prática do “copiar-colar” acontece sem nenhuma leitura previa.

Percebemos que a Webquest orienta e introduz os alunos a utilizarem as novas tecnologias como ferramenta de maneira a assegurar a aprendizagem intimamente associada ao currículo, fornecendo modelos para associar pesquisa na web e resultado de aprendizagem de uma forma prática e confiável.

Vantagens da WebQuest:

As vantagens da WebQuest tem a ver com o fato de poder adaptá-la a uma grande variedade de ambientes de tecnologias e a muitas áreas diferentes de currículos, além de sistematizar a pesquisa na web, ambiente que pode dispersar o aluno.

Quais os elementos básicos de um Webquest?

Os elementos básicos de um WebQuest são:

Uma introdução
 

é um texto curto, que apresenta o tema e antecipa para os alunos que atividades eles terão de realizar.

Se a WQ tem um cenário ou pede representação de papéis ("Você é um detetive tentando descobrir um poeta misterioso"), isso deve ser mencionado na Introdução.

Uma tarefa interessante.

A Tarefa descreve que “produto” se espera dos alunos ao final da WebQuest e que ferramentas devem ser utilizadas para elaborá-lo (um determinado software, por exemplo).

Exemplos de Tarefas:

  • resolver um problema;
  • solucionar um mistério;
  • formular e defender uma opinião;
  • analisar uma problemática;
  • colocar em palavras uma descoberta pessoal;
  • elaborar um resumo;
  • inventar uma mensagem persuasiva;
  • redigir um relato jornalístico, ou
  • qualquer coisa que exija dos aprendizes processar e transformar as informações coletadas.

Processo (ou etapas) envolvido para completar a tarefa.

O Processo deve apresentar os passos que os alunos terão de percorrer para desenvolver a Tarefa. Quanto mais detalhado for o processo, melhor.

Exemplo:

  1. Primeiro, formem grupos de quatro alunos.
  2. Em seguida, decidam o papel que cada um vai representar.
  3. ...e assim por diante.

Na seção Processo, também cabe sugerir de que forma os alunos deverão organizar as informações que serão reunidas: usando fluxogramas, mapas mentais, checklists etc.

Os recursos a serem utilizados são basicamente da Internet, mas outros dados, como informações obtidas em bibliotecas, podem ser incluídas;

As fontes de informação (também chamadas de recursos) são os sites e páginas Web que o professor escolhe e que devem ser consultados pelos alunos para realizar a Tarefa.

As fontes de informação costumam ser parte integrante da seção Processo, mas também podem constituir uma seção separada.

Avaliação. Na seção Avaliação, o aluno deve ser informado sobre como o seu desempenho será avaliado e em que casos a verificação será individual ou coletiva. O gabarito de avaliação abaixo pode ser usado pelo professor para montar essa seção. O que aparece na tabela são instruções do que o professor deve escrever em cada coluna.

   
Etapas Nível Iniciante
1 ponto
Nível Aprendiz
2 pontos
Nível Profissional
3 pontos
Nível Mestre
4 pontos
Pontos

1ª etapa

Escreva aqui o objetivo ou desempenho esperado

Dê uma descrição que reflita um nível iniciante de desempenho.

(Exemplo: Pouco interesse; pouca participação nas discussões)

Dê uma descrição que reflita uma certa desenvoltura e movimento em direção ao domínio do desempenho.

(Exemplo: Interesse superficial; alguma participação nas discussões)

Dê uma descrição que reflita o domínio do desempenho.

(Exemplo: Bom nível de interesse; boa participação nas discussões.)

Dê uma descrição que reflita o nível mais alto de desempenho.

(Exemplo: Profundo interesse; excelente participação nas discussões.)


 

2ª etapa

...


 

 

 

 

 

 

Orientação e organização de informação e conclusão da tarefa:

• Conclusão (o que foi aprendido com sugestões para mais aprendizagem), escrito pelos alunos e orientado pelo professor.

Autores

Referências Bibliografias

As WebQuests fornecem a aprendizagem ativa em que o objetivo é a aquisição e integração do conhecimento. Através das atividades nas WebQuest o aluno lidará com uma quantidade significativa de novas informações, interpretando-as por síntese e análise e finalmente, transformando-as em conhecimentos.

WebQuests tornam-se atraentes quando se pode compartilhar entre professores, são atualizadas constantemente e pode ser usada de um ano para outro, o tempo não irá interferir nas atividades oferecidas pelos educadores.

Objetivos da Webquest:

• Modernizar modos de fazer educação;

• Garantir acesso a informações autênticas e atualizadas;

• Promover aprendizagem cooperativa;

• Desenvolver habilidades cognitivas;

• Transformar ativamente informações (em vez de apenas reproduzi-las);

• Incentivar criatividade;

• Favorecer o trabalho de autoria dos professores;

• Favorecer o compartilhar de saberes pedagógicos;

• Analisar os novos desafios com os quais se defrontará o trabalho do professor com a utilização das novas tecnologias;

• Investigar novas estratégias na utilização dos recursos oferecidos pela www no meio educacional;

• Analisar novas modalidades de ação e intervenção, em termos de participação nas consultas a diversos níveis: Fórum de discussão, lista de discussão, correio eletrônicos, chats etc.;

• Propor modalidade de intervenção, via a tentativa de criar um espaço de aprendizagem colaborativa entre os alunos no seu cotidiano;

• Promover a formação de recursos humanos e geração de conhecimentos, considerando que vários estudantes participarão ativamente da pesquisa;

• Promover os educandos a tornarem-se aprendizes ativos, solucionadores de problemas, pesquisadores e projetistas;

• Apresentar projetos utilizando a Internet, onde os alunos são responsáveis pela construção do conhecimento;

• Analisar dados num maior número de sites envolvendo os alunos eletronicamente, emitindo uma pesquisa, coletando respostas, analisando resultados, finalizando com a socialização dos resultados;

• Compartilhar observações e experiências vivenciadas por outros alunos que utilizam a Internet como ferramenta didática em suas pesquisas, experimentando o poder da multimídia da www.

 Este link vai nos levar para um site que facilita a criação de uma WebQuest Online, a alguns meses atras agente não tinha esse tipode site pra ajudar agente, hehehe... é só clicar em cima dele e mão a obra. https://www.phpwebquest.org/ .

Blog

Para facilitar a vida de todos, você pode fazer um WebQuest no seu Blog também.

Por isso vamos aprender a criar também uma WebQuest no nosso blog.

Mãos a obra.

 

https://www.blogger.com/start